CURSOS LIVRES DE MÚSICA

quarta-feira, 22 de julho de 2015

7 RAZÕES PELAS QUAIS SEUS SHOWS ESTÃO SEMPRE VAZIOS

FONTE: clube dos músicos do brasil

JC89578

1) Você não se esforça ao máximo

Desculpe a sinceridade, mas a maioria das bandas não são tão boas quanto pensam. Eu mesmo já passei por isso diversas vezes. Muitas vezes as bandas passam mais tempo reclamando das dificuldades pelo caminho do que realmente se dedicando em prática e ensaio. Grave seus ensaios e seus shows. Você gosta de ouvir o seu set ao vivo? Se não, então por que você acha que as outras pessoas vão gostar?
Dobre o tempo de ensaio e treinamento em casaE pare de colocar a culpa toda nos bares e seus cachês miseráveis. Talvez você realmente os mereça. Se esforce para ser acima da média!


2) Você toca com muita frequência no mesmo lugar

Mesmo que a sua banda preferida em todo o mundo tocasse na sua cidade toda semana, você não iria em todos os shows. O evento deixará de ser uma prioridade na sua agenda, pois você poderá pensar “logo tem outro, então vou no próximo”.
Dê um espaço de pelo menos seis semanas entre seus shows numa mesma cidade ou região. Isso fará juntar mais público e te dará uma moral maior com as casas.

3) Você não produz um EVENTO

Você deve divulgar seu show como um verdadeiro evento. Ao preparar sua apresentação você pode até pensar em um tema e título para cada show e torná-lo um verdadeiro espetáculo, ou uma festa.
Convide outros artistas para participarem dos seus shows e estarem no palco com você. Isso sempre agrega valor ao evento, atrai mais público e turbina suas relações com outros músicos e bandas.


4) Você não vende ingressos antecipados

Você sempre deve se esforçar para conseguir ingressos antecipados para que possa incentivar as pessoas a comprá-los e, assim, se COMPROMETEREM com seu show. Venda com desconto sempre que for possível. Ingressos impressos são melhores ainda, pois você pode vendê-los pessoalmente, pedir para amigos e lojas de música locais.
Mas atenção: Nunca pague para tocar! Não trabalhe com promotores sanguessugas que te dão 50 bilhetes para vender e se você não fizer isso tem que pagar a diferença. Isso funciona bem para as casas, mas não com os músicos.


5) Você acha que é responsabilidade da casa promover o show

A maioria das bandas acredita que é responsabilidade da casa fazer 100% da promoção do show. Só ter o nome da sua banda na agenda de um lugar conhecido não vai fazer as pessoas saírem de casa. Você não pode esperar que as casas divulguem seu show com todo empenho, afinal, elas tem muitos para divulgar. Os espaços foram seus esforços nos shows que já tem certeza que trazem retorno. Se sua banda não é muito conhecida, porque eles deveriam gastar tempo promovendo você?
É claro que depois de adquirir moral no mercado, essa situação pode se inverter. Mas como estamos tratando de bandas que ainda não encontraram totalmente o caminho, vale a pena ficar atento a isso.


6) Você pensa que divulgar no Facebook é o bastante

As pessoas estão cansadas de eventos do Facebook. Eles são o tempo convidadas para eventos de muitos amigos ou pessoas com as quais nem mantêm contato. Claro, o Facebook pode ser uma ótima ferramenta para somar aos seus métodos de divulgação, mas não pode ser a única ferramenta. Faça a promoção do seu show de todas as maneiras possíveis: redes sociais, cartazes e panfletos, jornais, sites, rádios, lojas de música, etc. Convidar seus amigos do Facebook é só o primeiro passo.
Sobre materiais físicos, como cartazes e folhetos: Vivemos num mundo tão digitalizado que receber um convite no ‘mundo físico’ tornou-se especial, principalmente quando é dado por um amigo.


7) Você não está ‘caindo no mundo’

Nas semanas que antecederem a grandes shows, saia de casa mais vezes. Apareça em shows locais, grandes shows, bares, festas de aniversário que normalmente você não iria… Qualquer lugar! Apenas saia e fale com mais pessoas no mundo físico. Eles já sabem ou vão saber que você é um músico e provavelmente perguntarão sobre seu próximo show. Então você saca aquele panfleto sobre o qual já falamos e os convida pessoalmente!
Não despreze este item. Um convite pessoal é incrivelmente eficaz. Um flyer com aspecto profissional reforça o potencial do show. Você pode até confirmar a presença deles e lembrá-los do show depois, por Facebook, WhatsApp, e-mail ou qualquer outra coisa, e isso não vai parecer um convite totalmente perdido.
Esperemos que estes 7 passos te ajude a ficar mais próximo de uma carreira musical em tempo integral!
Deixe sua opinião, sugestão ou dica aqui embaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário