1.2.2. Contração – abertura (extensión)
19.
Os músculos da mão servem para fechá-la. Estão constituídos de tal maneira que
quando a mão está aberta, eles estão tensionados, sendo a contração sua
tendência natural. Portanto, antes de uma abertura (extensión), é necessário
enviar uma ordem de “relaxamento suplementar” para compensar a tendência
natural a contração.
20.
Sempre é preferível uma abertura 1-2
a uma 3-4.
21.
Diante de uma abertura muito grande: “conduzir” a atenção do público para um
dos extremos da textura, ou seja, soprano ou baixo (estudar qual pode ter mais
interesse musical), com o qual o outro fica num segundo plano, disfarçando-se
assim, sua perda de qualidade sonora.
22.
Depois de uma abertura deve-se relaxar, e então deslocar a mão, não deslocar
com a mão em posição de extensão (forçada ou tensa), pois assim, durante o
deslocamento a mão descansa (é o braço que trabalha).
Significado
dos termos, de acordo com Abel Carlevaro:
·
Traslado de mão
esquerda é a troca de posição. Estas trocas de posição se realizam com a
participação ativa do braço, sendo este fator importante em todo traslado.
·
Traslado por
substituição: Ocorre quando o dedo, ao trocar de posição, é substituído por
outro no mesmo lugar. São realizados sempre em posições próximas.
·
Traslado por
deslocamento (desplazamiento): Ocorre quando um mesmo dedo (ou dedos), ao
mover-se, determina a nova posição. Podem ser realizados em posições próximas
ou distantes.
Entende-se por posição distante aquela que ultrapassa o alcance normal
dos quatro dedos.
·
Traslado por
salto: No traslado por salto, não existem elementos comuns; a mão deve saltar
totalmente da posição inicial para situar-se em uma nova. Não se desloca ou substitui
o dedo, simplesmente troca-se a posição da mão por uma nova, com a qual não há
nenhum elemento comum que possa servir de guia.
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