quinta-feira, 25 de junho de 2015
Cientistas sugerem que o Baixista é o membro mais importante da Banda
Nas apresentações, acho que sempre os membros com maior destaque nas bandas sãos os guitarristas e vocalistas. E, salvo algumas excessões, o baixista é algo pouco conhecido das bandas. E agora estudos sugerem que eles são os mais importantes.
Pesquisadores da Universidade de McMaster de Hamilton, no Canadá, encontraram a razão porque as linhas de baixo tendem a preencher o fundo de uma música, deixando toda o enfeite para instrumentos mais agudos (guitarras e afins). O cérebro é melhor ajeitado para estabelecer uma sensação de ritmo quando ela ocorre em tons mais baixos.
Laurel Trainor, autor do estudo, colocou os participantes ligados a um monitor EEG para acompanhar a atividade do cérebro enquanto eles ouviam duas notas de piano simultaneas uma mais alta e outra mais baixa. E depois tocavam as frações da nota com um segundo de adiatamente. Os participantes reconheciam melhor esses erros se eles ocorriam nas notas mais baixas. O mesmo estudo também descobriu que se pedido para o pessoal acompanhar as batidas das notas com o dedo, quando as notas baixas começavam a chegar antes, o pessoal conseguia ajustar a batida mais rápido do que nas notas mais altas.
Isso mostra o quanto o baixo é importante para o ritmo todo da música. E reparem que no livro History of the Science and Art of Music, de Robert Challoner, escrito em 1880, que diz que a parte de baixo é a fundação da melodia e sem isso não poderia existir melodia.
O baixo tem a função importante de estabelecer a harmonia e a direção da melodia da música. Por isso eu concordo com essa visão.
fonte: explorersound.wordpress.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário