CURSOS LIVRES DE MÚSICA

domingo, 21 de junho de 2015

Cem anos de Les Paul

Pode aplaudir o centenário de Les Paul, o guitarrista e genial inventor que mudou a música - para melhor

Fonte: Na mira do Regis 






Este mês de junho é especial para quem realmente gosta de música. Devemos comemorar – e muito! – o centenário do nascimento de um dos maiores gênios musicais que este planeta já teve a honra de hospedar. Ele se tornou um brilhante guitarrista de jazz e country, e acabou formando um duo com a esposa e cantora Mary Ford, mas a sua história envolve detalhes muito mais saborosos e revolucionários.
Desde cedo Les Paul mostrou que era um garoto diferenciado. Além de já tocar guitarra muito bem com quinze anos de idade, ele foi um dos primeiros a tentar solucionar um problema até então crônico para qualquer instrumentista nos anos 30: como se fazer ouvir com mais nitidez no meio de uma orquestra? E ele conseguiu isto tratando de construir a primeira guitarra de corpo sólido, um experimento tão sensacional que a então já poderosa empresa Gibson comprou os direitos de fabricação e botou o nome de seu criador no instrumento. Quem nunca ouviu falar da lendária Gibson Les Paul?

E não parou por ali. É dele também a invenção do sistema de gravação multipista, pelo qual se consegue sobrepor várias gravações umas sobre as outras. Les Paul criou um gravador multicanal que permitia que os instrumentistas gravassem sons diferentes em uma mesma música, sem a necessidade de todos os envolvidos estarem tocando juntos em uma mesma sala no estúdio – o que chamamos hoje em dia de “overdub”. E isto valia também para a voz, ou seja, os cantores passaram então a poder gravar várias vozes simultaneamente, harmonizando consigo mesmos. Coisa de gênio!
Coloquei abaixo vídeos em que o genial guitarrista e inventor explicou a sua criação e exibiu sua técnica como guitarrista. Se estivesse vivo, ele teria completado cem anos este mês, mais precisamente no dia 9 – e acredite: ele continuou tocando até o fim de sua vida! Pode levantar e bater palmas: se não fosse por Les Paul, estaríamos ouvindo música e sons em geral de uma maneira completamente diferente e primitiva.


https://youtu.be/rITJyZVTfy4
https://youtu.be/7iGXP_UBog4
https://youtu.be/sFpkWBoRVHU
https://youtu.be/oNENAklQHOY

Nenhum comentário:

Postar um comentário