CURSOS LIVRES DE MÚSICA

sexta-feira, 27 de março de 2015

A história dos instrumentos afinados

A história dos instrumentos afinados
Olá amigos, tudo bem com você?

Hoje o assunto é TEORIA MUSICAL e HISTÓRIA DA MÚSICA. Você já se perguntou o por quê dos instrumentos musicais serem afinados?" A resposta está no artigo abaixo. 

Boa leitura!   




Tipos de temperamentos

Por Bruno Basseto

Primeiramente: "Temperar" significa afinar as notas de um instrumento de forma a diluir a coma pitagórica, distribuindo-a ao longo de sua extensão. E falando sobre temperamentos, mostraremos alguns tipos de temperamentos que foram, de certo modo, importantes para a evolução da música ocidental:

Temperamento pré-renascentista ou "pitagórico"

Procurava igualar as quintas.

Tom-médio

Surgindo na renascença, por volta de 1450- procurava igualar as terças.

Werckmeister

Criado por Andreas Werkmeister, organista e teórico alemão, que propôs várias afinações. Uma delas, chamada de Werckmeister III, foi adotada por Bach que muda o conceito de "igualar"- seu interesse não é igualar nenhum intervalo, porém todos são desafinados para garantir que a "desafinação" inerente a todas as tonalidades seja aceitável. (Esse foi o temperamento usado por Bach, e não o "temperamento igual" ou "logarítmico" que se usa hoje. Devido às diferenças individuais entre os intervalos, cada tonalidade soava de forma diferente e esta é a razão de Bach escrever o CBT: mostrar que cada tonalidade era possível e, além disso, que cada uma tinha cores e um ethos diferente, como um mundo modal, dentro da tonalidade).

Young

Criado por Thomas Young, data de 1799, era uma tentativa prática de igualar os semitons, principalmente na afinação de pianos, cuja idéia era obter o temperamento igual, apenas teórico.

Igual temperamento, ou temperamento moderno

Surgiu oficialmente em 1917. Ele era conhecido desde o século XVII, porém impraticável por razões técnicas (impossibilidade de medição precisa de freqüência) e estéticas (as "aproximações" dele soavam mal, com terças muito altas, inaceitáveis para os padrões da época). O que o igual temperamento faz é igualar os semitons, e, como conseqüência, todos os demais intervalos, baseando-se uma relação irracional (não pode ser escrita como a/b).


Nota-se que cada afinação tem razões históricas profundas para acontecer. Cada modo de pensamento dessas teorias segue uma necessidade das culturas nas quais esteve inserido. A questão absolutamente não é acústica, mas cultural. O ouvido humano é o mesmo nesses 10 séculos.

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