CURSOS LIVRES DE MÚSICA

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Como ler a Tablatura

Olá, amigo, tudo bem com você

Hoje vamos falar de tablatura.

Muitos músicos iniciantes têm uma certa dificuldade em conseguir desenvolver algo de produtivo no início de suas "carreiras", por um motivo muito óbvio: dominar o corpo, o instrumento e o que se está lendo ao mesmo tempo é realmente complicado no começo (lembra qdo. vc. pegou o carro do seu pai pela primeira vez? Vc. ficava procurando os pedais e olhando pra alavanca de câmbio toda hora pra ver em que marcha estava, não????). Facilitar algum ponto seria muito legal... Conseguiu-se algo neste sentido com a divulgaçao dos TAB's (Tablaturas), que são uma substituição da partitura musical conhecida até das aulas de música do primário.  

Os TAB's são representações gráficas das notas e movimentos efetuados durante a música. Ué...a partitura também!!! Então porque ele é mais simples? Porque ele excluiu a determinação do TEMPO musical, além de corresponder graficamente ao próprio braço do instrumento.  

Vou explicar: num pentagrama, os símbolos utilizados determinam exatamente o tempo que cada nota ocupa dentro de períodos de tempo chamados compassos, que formam a música como um todo. Com a leitura correta de uma partitura, você pode tocar QUALQUER música, sem nunca tê-la ouvido.  

Embora os TAB's tenham esta desvantagem, eu lhes pergunto: você gosta de tocar uma música que você nunca tenha ouvido? Eu acho que não... E se tiver, compre o CD, ouça, e depois, se gostar, aprenda a tocar, certo? Acontece que nos tempos remotos, não existia CD, K7, televisão e nem mesmo rádio. Como Mozart, Beethoven e Strauss ficariam conhecidos no mundo todo, sem esses artifícios? Somente com um método preciso de transcrição musical - o pentagrama.  

Mas, como hoje tudo é mais fácil, o TAB resolve pacas - é só você ter "ouvido" suficiente para escutar a música, memorizar sua noção de tempo e dominar a leitura do TAB.  

Os TAB's representam as cordas do instrumento, como se você estivesse vendo a escala da guitarra (ou violão) quando está tocando - de cabeça para baixo. Seus olhos ficam mais perto da 6a. Corda - Mi (E). Depois, vêm as outras: Lá(A), Ré(D), Sol(G), Si(B) e a Mi fininha (e - minúsculo, p/ diferenciar).  

Veja como fica: 
e|---------------------------------------------------| 
B|---------------------------------------------------| 
G|---------------------------------------------------| 
D|---------------------------------------------------| 
A|---------------------------------------------------| 
E|---------------------------------------------------|  

Você verá ainda, nos TAB's, vários sinais:  

- número na corda [5]: prender a corda na CASA indicada pelo número (Não é o DEDO) - OBS: se houverem vários números exatamente um em cima dos outros, toque todos juntos.  

- letra [x] na corda: não tocar esta corda  

- número [0]zero na corda: tocar a corda SOLTA  

- [^] ou [v] em cima do TAB: direção da palhetada: ^= para cima; v= para baixo  

- [b]: bend  

- [r]: release (soltar o bend)  

- [h]: hammer-on (tocar a nota colocando dedo da mão esquerda, sem palhetar)  

- [p]: pull-off (tocar a nota tirando o dedo da ME, s/ palhetar)  

- [/]: slide up ("escorregar" o dedo escala acima)  

- [\]: slide down ("escorregar" o dedo escala abaixo)  

- [~]: vibrato  

- [~w/bar]: vibrato com alavanca  

- [ <12> ] : harmônico natural  

- [ | ]: divisor de compassos  

Aqui temos uma sequência de acordes (Angie, dos Stones):  
               Am      E       G       F       C 
e|-------------0-------0-------3-------1-------0----------------|  
B|-------------1-------0-------3-------1-------1----------------| 
G|-------------2-------1-------0-------2-------0----------------| 
D|-------------2-------2-------0-------3-------2----------------| 
A|-------------0-------2-------2-------3-------3----------------| 
E|-------------X-------0-------3-------1-------X----------------|  

Veja: no 1o. acorde, 2a.corda/1a.casa + 3a.corda/2a.casa + 4a.corda/2a.casa = Am (note que a 6a. corda [x] não é tocada, e a 1a. e 5a. [0] são tocadas soltas);no 2o. acorde, 3a.corda/1a.casa + 4a.corda/2a.casa + 5a.corda/2a.casa = E; no 4o. acorde [F], perceba a pestana: 1a.,2a. e 6a. cordas presas na casa 1.  

E aqui, uma escala de Blues palhetada alternadamente:  

   ^   v   ^   v   ^   v   ^   v   ^   v   ^   v   ^   v  
e|-------------------------------------------------5---8--------|  
B|-----------------------------------------5---8----------------| 
G|-----------------------------5---7---8------------------------| 
D|---------------------5---7------------------------------------| 
A|---------5---6---7--------------------------------------------| 
E|-5---8--------------------------------------------------------|  

Note o movimento "alternado" da palheta acima do TAB (^ v ^...) - as notas são tocadas isoladamente, da esquerda para a direita: 6a.corda/casa5; 6a.corda/casa8 5a.corda/casa5 e assim por diante.  

Alguns exemplos dos outros sinais: 

I) Tocar a 1a. corda na 12a. casa, dar um bend até conseguir o tom da 14a. casa; 

e|---12b14-------------------------------------------| 
B|---------------------------------------------------| 
G|---------------------------------------------------| 
D|---------------------------------------------------| 
A|---------------------------------------------------| 
E|---------------------------------------------------|  

II)Dar um pré-bend na 1a.corda/12a.casa, para conseguir o tom da 12a., tocar a nota e voltar a corda à posição normal, para obter o tom da 12a.casa.  

e|---14r12-------------------------------------------| 
B|---------------------------------------------------| 
G|---------------------------------------------------| 
D|---------------------------------------------------| 
A|---------------------------------------------------| 
E|---------------------------------------------------|  

III) Tocar a 3a.corda/8a.casa, e, com o dedo da ME dar um hammer-on (tocar a nota com o dedo da ME) na 10a.casa; 

e|---------------------------------------------------| 
B|---------------------------------------------------| 
G|---8h10--------------------------------------------| 
D|---------------------------------------------------| 
A|---------------------------------------------------| 
E|---------------------------------------------------|  

IV) Tocar a nota da 4a.corda/12a.casa, e fazer um pull-off (soltar o dedo da ME) para conseguir o tom da 10a.casa (é claro que seu outro dedo deve estar aí...)  

e|---------------------------------------------------| 
B|---------------------------------------------------| 
G|---------------------------------------------------| 
D|---12p10-------------------------------------------| 
A|---------------------------------------------------| 
E|---------------------------------------------------|  

V) Tocar a nota da 5a.corda/12a.casa, slide-up até a 14a.casa e slide-down de volta para 12a.casa. Note o 2o. exemplo: vc. deve palhetar a nota da 14a.casa antes de dar o slide-down. 

e|---------------------------------------------------| 
B|---------------------------------------------------| 
G|---------------------------------------------------| 
D|---------------------------------------------------| 
A|---12/14\12--------------12/14--14\12--------------| 
E|---------------------------------------------------|  

VI) Tocar a nota da 3a.corda/10a.casa e dar vibrato com o dedo da ME. 

e|---------------------------------------------------| 
B|---------------------------------------------------| 
G|---10~~~~------------------------------------------| 
D|---------------------------------------------------| 
A|---------------------------------------------------| 
E|---------------------------------------------------|  

VI) Tocar os harmônicos naturais da 2a,3a e 4a.cordas na 12a.casa.  

e|---------------------------------------------------| 
B|---<12>--------------------------------------------| 
G|---<12>--------------------------------------------| 
D|---<12>--------------------------------------------| 
A|---------------------------------------------------| 
E|---------------------------------------------------|  


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